A importância da troca de óleo para o bom funcionamento do carro
A troca de óleo é um dos cuidados mais essenciais para manter o bom funcionamento de um veículo. Esse procedimento simples, mas crucial, garante a longevidade do motor e a performance do carro, evitando problemas que podem gerar altos custos para o proprietário. No Centro Automotivo Paradão na Parada Inglesa, realizamos a troca de óleo com produtos de alta qualidade.
Troca de óleo com produtos de alta qualidade e equipamentos modernos
Por que é preciso realizar a troca de óleo?
O óleo no carro tem como duas de suas funções principais lubrificar as partes móveis do motor, evitando o atrito excessivo que pode causar danos, e dissipar o calor gerado pela combustão, mantendo a temperatura ideal da peça.
Sem a troca regular, o composto fica saturado de impurezas e pode até mesmo se transformar em uma substância abrasiva, aumentando de forma considerável o risco de falhas mecânicas.
Além disso, a falta de troca de óleo também resulta em consumo elevado de combustível, pois o motor acaba tendo que fazer mais esforço para funcionar de maneira eficiente.
Quando fazer a troca do óleo?
A periodicidade da troca de óleo pode variar dependendo do tipo de veículo, do tipo de óleo utilizado e das condições de uso do carro. Todavia, em geral, recomenda-se substituir o composto a cada 10.000 a 15.000 quilômetros rodados.
Quais são os sinais que apontam a necessidade da troca de óleo
Existem alguns sinais que o motorista pode identificar que indicam que o óleo precisa ser trocado, e dentre os principais é possível citar os seguintes:
Ruídos incomuns no motor
Se o motor começar a emitir ruídos metálicos ou "batidas secas", principalmente na primeira partida do dia, isso pode ser um indicativo de falha na lubrificação, já que o óleo velho ou em quantidade insuficiente não consegue formar a película protetora necessária para reduzir o atrito entre as partes móveis do motor.
Luz de advertência no painel
A maioria dos veículos possui uma luz indicadora de pressão de óleo no painel. Se essa luz acender durante a condução, é um alerta imediato de que há algo errado com o sistema lubrificante. Mas o que, afinal? Baixo nível de óleo, óleo vencido, entupimento de filtro e falha na bomba estão entre algumas as opções.
Cheiro de queimado
Outro sintoma de que está na hora de trocar o óleo é o surgimento de um cheiro de queimado vindo do compartimento do motor. Ele indica que a peça está superaquecendo e que, provavelmente, o óleo que não está mais conseguindo dissipar o calor adequadamente. Isso pode, em situações extremas, provocar combustão.
Cor escura
Por fim, vale ressaltar que, se após a verificação com a vareta, o óleo estiver escuro ou opaco, é preciso trocá-lo o quanto antes. Afinal, este é um sinal claro de que o composto perdeu suas propriedades lubrificantes devido ao tempo de uso.
Onde realizar a troca de óleo?
Para garantir que a troca de óleo do seu carro seja feita com segurança, precisão e utilizando os produtos adequados para o seu veículo, o ideal é contar com profissionais qualificados e equipamentos modernos, e o Centro Automotivo Paradão, na Parada Inglesa, possui ambos.
Aliás, a oficina é referência nesse tipo de serviço, oferecendo atendimento especializado, agilidade e compromisso com a manutenção preventiva.